domingo, 14 de janeiro de 2024

Conheça a ti mesmo

              .com/img/a/



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


Conheça a ti mesmo

É incontável o número de pessoas que chegam ao consultório desconhecendo a si mesmo e preocupados com os resultados oriundos desta falta de ciência.

Parece, a princípio, que é algo surreal, bem difícil de apreensão, mas é muito mais simples do que imaginamos. E o que é melhor, é libertador.

Já escrevemos em algumas conversas aqui a respeito da importância do autoconhecimento. Acredito que em todos os artigos esta preocupação e verdade está embutida, porque é realmente relevante para a nossa existência este fato.

Para melhor nos conhecermos precisamos prestar atenção em algumas constatações científicas que muito nos ajudarão:

Primeiro, você não é alguma coisa, você está alguma coisa. Pensando assim, entendemos que podemos mudar o que sentimos a respeito de nós mesmos. Isso é possível porque nossos sentimentos são construídos por nós.

Nunca sentimos da mesma maneira que as pessoas, nem da mesma maneira que sentimos antes. Então, cada sentimento é uma experiência nova.

Também, nossos sentimentos estão ligados às nossas experiências. Isso denota que se passamos por uma experiência cujo teor nos trouxe um afeto positivo, devemos repeti-la até se tornar um hábito.

Parece simples e é claro que não é, mas precisamos aprender a lidar com aquilo que fazem conosco, uma vez que não conseguimos controlar o que o outro faz. É necessário escolher o afeto que mais me beneficiará, principalmente diante de uma situação não muito agradável.

Devemos aprender a nomear o que estamos sentindo. No que tal prática me ajuda? Nos ajuda a termos mais controle sobre como nos sentimos.

Outra prática bem interessante é aprendermos a entender nosso corpo. Quando ele reage, o que está querendo nos sinalizar?

Tem um equívoco que todos nós sempre cometemos: tentar ler o outro e suas intenções tendo como base nossas lentes de visão. Pode ser que em um momento ou outro possamos acertar, mas na maioria das vezes erramos. O melhor é tentar entender a nós mesmos, que já é uma atividade muito difícil.

E por fim, não negar ajuda quando sentir que não consegue por si mesmo. Existem ótimos psicanalistas no mercado que podem auxiliar nesta caminhada rumo ao autoconhecimento. Não deixe para procura-los quando estiver em um momento crítico. Autoconhecimento é investimento e não gasto.

Um fortíssimo abraço para você! 


Instagram: baunilha45 e S48M7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jason Packer estreia em todo Brasil em Evidências do Amor ao lado dos atores Fábio Porchat, Sandy e Larissa Luz

           Jason Packer estreia em todo Brasil em Evidências do Amor  ao lado dos atores Fábio Porchat, Sandy e Larissa Luz Jason Packer  es...