segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Prefeitura divulga edital para utilização do Teatro Municipal

         Prefeitura divulga edital para utilização do Teatro Municipal


Inscrições devem ser realizadas entre 18 de fevereiro e 3 de março

 Foto: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU


Interessados em utilizar a área cênica do Teatro Municipal entre maio e dezembro deste ano podem se inscrever de 18 de fevereiro a 3 de março. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo divulgou o edital de seleção no Diário Oficial. O objetivo é incentivar a criação e expressão artística, além de promover a pesquisa de novas linguagens e o aprimoramento de eventos e programas culturais executados pela sociedade civil organizada.

Para efetuar a inscrição basta preencher o formulário e inserir de documentação exigida, ambos documentos estão disponíveis na plataforma Google Forms.

Podem participar pessoas com mais de 18 anos com a proposta de projetos de teatro, dança, música, audiovisual e eventos culturais. Os interessados devem anexar Declaração de Direitos Autorais, certidão negativa de débitos municipais, projeto detalhado de utilização do espaço e comprovante de domicílio dos últimos 90 dias. Os anexos e especificações estão disponíveis no Edital. (Consulte aqui)

A utilização das instalações do Teatro Municipal de Uberlândia está sujeita ao pagamento de preço público pelo uso diário, sendo estabelecidas modalidades relativas às áreas interna e externa, com valores fixos e percentuais sobre a arrecadação da bilheteria. O valor deverá ser pago mediante guia de arrecadação municipal, emitida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo após a realização do espetáculo.


Seleção

A Comissão de Seleção, composta por cinco integrantes, sendo três representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e dois do Conselho Municipal de Política Cultural. Serão analisados: adequação do uso às finalidades estabelecidas no Regulamento do Teatro; disponibilidade de data na agenda de eventos do Teatro (concorrendo entre si as propostas que solicitarem datas em comum); coerência com o espaço físico; expectativa de público; histórico do espetáculo; currículo do grupo; e relevância cultural.


Teatro Municipal

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1989, o Teatro Municipal de Uberlândia foi inaugurado em 2012. A área cênica compreende um auditório com cadeiras numeradas e com capacidade para 750 lugares; bem como a área externa, com capacidade para até 20 mil pessoas.

A iluminação e sonorização modernas são atrativos à parte. Nos últimos meses, com o fechamento devido à pandemia, algumas melhorias foram realizadas na estrutura, incluindo: ar condicionado, gerador de energia, poltronas da plateia, pintura, jardinagem e implantação de melhorias no sistema de pânico e incêndio, seguindo todas exigências dos Bombeiros. Também foram feitas manutenções no sistema de som e luz e reforma do piso do palco.

 


24/01/2022

Alex Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uberlândia Shopping divulga horário de funcionamento no Dia do Trabalhador

        Uberlândia Shopping divulga horário de funcionamento no Dia do Trabalhador Nesta quarta- feira,  1º de maio, a praça de alimentação ...