sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Morre aos 82 anos Pelé o rei do futebol

                   Morre aos 82 anos Pelé o rei do futebol





Morre dia 29 de dezembro de 2022, Edson Arantes do Nascimento, conhecido como o rei Pelé, por falência dos órgãos por progressão do câncer de cólon, no hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo, aos 82 anos. 


Pelé se encontrava internado desde 29 de novembro por não responder o tratamento de quimioterapia, tumor que foi descoberto no ano de 2021 e foi tratado com frequência depois que fez a cirurgia da  de sua retirada no mês de setembro. Passando por várias sessões de quimioterapia.


Em seus exames apresentados constaram a metástase que atingiu o intestino, pulmão e o fígado.


Trajetória do rei Pelé


Nascido no dia 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações, Minas Gerais, filho do jogador João Ramos do Nascimento, conhecido como Dondinho e de dona Celeste Arantes, é o mais velho de dois irmãos. Recebeu uma homenagem em seu nome ao grande inventor Thomas Edison de seu pai era fã. Decidiram remover o i do nome passando a se chamar Edson. Só que na certidão deu erro.


Apelidado por Dico pelos seus familiares, Edson recebeu o apelido de Pelé no seu tempo de escola no jeito que pronunciava o nome de seu jogador favorito, Bilé do Vasco da Gama de São Lourenço. 


Em sua autobiografia, Pelé afirma que não sabia o significado do nome, sendo que é um derivado de Bilé, que significa "milagre" em Hebreu.


Pelé passou a sua infância e adolescência e cresceu na cidade de Bauru, São Paulo. Aprendeu a jogar a bola com seu pai, na época não tinha uma bola adequada, jogava com meia recheada com jornal amarrado com uma corda ou uma toranja. 


Pelé trabalhava com vendas em lojas de chás. Ingressou no futebol, no Baquinho, no Bauru Atlético, no infanto-juvenil aos 13 anos de idade. No ano de 1955 criou uma nova equipe de Futebol de Salão, chamado Radium, em referência ao Radium Futebol Clube, da cidade de Mococa.


No ano de 1956, recebeu propostas, uma do Bangu Atlético Clube, para se mudar para a cidade grande, e outra do Esporte Clube Noroeste, de Bauru. A primeira recusada pela sua mãe. O técnico Waldemar Brito de Bangu Atlético Clube sugeriu ao Pelé a sua ida para o Santos Futebol Clube, na cidade de Santos.


Foi lá que ele fez história, defendeu por 18 anos e conquistou vários títulos como Libertadores da América e dois mundiais ( 1962-1963).


Aos 16 anos vestiu a camisa da Seleção Brasileira e venceu a copa do mundo nos anos 1958, 1962 e 1970. No ano de 1966, esteve na campanha Mundial da Inglaterra.


Pelé popularizou o futebol no ano de 1975, quando mudou de time, saindo do Santos para o New York Cosmos, nos Estados Unidos. Acertou 64 vezes em 106 jogos.


Recebeu os títulos no ano de 2000 de Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional, Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e como maior goleador da história com um total de 1283 gols em 1363 jogos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O estresse como aliado

                                    SAÚDE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA                                       O ...