Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

OS CAPANGAS INVADEM A SAPUCAÍ

        OS CAPANGAS INVADEM A SAPUCAÍ




"Os capangas de gerson e osmar curtindo a sapucaí" - sucesso em novela Volta por cima, atores que fazem contraventores na novela se divertem no camarote arpoador. Ou será que estão trabalhando?


Roberto Rowntree Anderson Greco Camilo Drakon Rafa Durand Douglas Felix


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Punição insuficiente

                          




SAÚDE TOTAL


CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                                PUNIÇÃO INSUFICIENTE

Pense nas seguintes situações: se você for pego em alta velocidade certamente será punido com uma multa, principalmente se o perímetro tiver radares. Se for pego por um professor, fazendo consulta no livro sem ser autorizado, pode se sentir humilhado diante da situação que viverá. Diante do fato de que muitas situações têm sanções não muito agradáveis, será que a punição nos ajuda a sermos mais honestos com nossas ações? Vamos ver!

Algumas pesquisas mostram que a punição mais severa, como uma surra para um filho que insiste em bater na irmã, faz com que apenas o garoto não aja da maneira violenta quando estiver sendo vigiado. Então, assim que tiver oportunidade, longe dos olhares dos responsáveis, vai agir de maneira agressiva.

E por que isso acontece?

Porque para ter uma ação coerente é necessário que haja um efetivo desenvolvimento de um conjunto permanente de valores. Vamos ver como funciona na prática.

Se a punição for severa, o agressor ou transgressor de qualquer lei, já tem uma justificativa pronta para sua ação. Principalmente se ele estiver sendo observado. Mas e se for aplicada uma punição branda? O que acontece?

Se alguém agir de maneira errônea e receber uma punição branda, imediatamente emerge a pergunta: o que vai acontecer comigo? Como a punição vai ser menos severa, na psique a justificativa não fica completa. Desta forma, este alguém terá que buscar uma justificativa para a atitude, para tentar se convencer de que, na verdade, não deseja fazer o que executou.

Assim, o que chamamos de justificação externa – uma situação que justifica alguma ação -  não vai funcionar, tendo o indivíduo que buscar uma justificação interna – uma mudança de atitude para justificar um comportamento. É neste momento que os valores são acionados, pois quanto mais justificação interna, menos a justificação externa torna-se necessária. Como é na justificação interna é que entramos em contato com nosso sistema interno, mais ponderados nos tornamos, portanto, mais conscientes de nossas ações. Portanto, mais conscientes, mais valorosos, assim, mais propensos a agir de formas mais interessantes.

Então, contrariando o senso comum, a punição severa é menos efetiva que a punição branda. Então, se colocarmos em pauta tantos contextos sociais em que ela se faz presente, podemos concordar com as pesquisas recentes sem titubear.

Um grande abraço para você!

Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Carnaval de Rua em São Paulo, Vila Mascote estreia com o inédito “Bloquinho Seu Bebelier” que mistura folia com solidariedade

        Carnaval de Rua em São Paulo, Vila Mascote estreia com o inédito “Bloquinho Seu Bebelier” que mistura folia com solidariedade






Que o Carnaval é o maior espetáculo da Terra, todo mundo sabe! Mas o que vem surpreendendo é uma explosão de bloquinhos que se multiplicam pelas ruas, colorindo esquinas, contagiando avenidas e levando alegria para quem quiser se juntar à folia. São Paulo, com sua grandiosidade de concreto e ritmo acelerado, se rende ao frevo, às marchinhas e ao batuque contagiante. Só nesta gestão da Prefeitura, são 767 blocos novos blocos e 860 desfiles programados. Um registro histórico que transforma a cidade em um verdadeiro carnaval a céu aberto.


No meio de tanta festa, um bloco vem ganhando destaque: “Bloquinho Seu Bebelier”. O sonho nasceu na cabeça de Marcelo Senger, um empreendedor local apaixonado pela cultura e pela arte, daqueles que acreditam que a folia pode – e deve – ser para todos. Ao lado de Rubens Júnior, Geraldo e Marcelo Baldo, depois de muita batalha e persistência, conseguiram o credenciamento e agora a festa promete conquistar corações na Vila Mascote, na zona sul de São Paulo.


O Bloquinho Seu Bebelier chega com um propósito diferente: não se trata apenas de brincar de carnaval, mas de reunir famílias, conectar vizinhos e fortalecer o comércio local. A expectativa é reunir pouco mais de 500 foliões, trazendo um resgate das marchinhas tradicionais, tocadas no chão, sem carro de som, para que as crianças possam se fantasiar e pular Carnaval com segurança e liberdade.





“Nosso bloco mistura a folia das famílias com solidariedade, os abadás serão trocados por alimentos não perecíveis, destinados ao Instituto GABI, referência na captação e destinação de doações”. Comenta o organizador Marcelo Senger.


Mais do que um bloco, é um movimento comunitário. A organização quer criar uma sinergia entre os moradores da Vila Mascote e o comércio local, mostrando que o Carnaval pode ser uma plataforma de valorização da cultura e da economia regional, sem visar lucro, mas sim difundir o que há de melhor na região.


A batucada vai ecoar pelas ruas, o colorido das fantasias vai encher os olhos, e o espírito de comunidade vai fazer pulsar cada coração. O Bloquinho Seu Bebelier não é só um desfile. É um convite para viver a alegria do Carnaval de um jeito único, acolhedor e cheio de significado. Quem for, com certeza, vai querer voltar!


Venha aproveitar essa folia na Vila Mascote!





Data: 8 de março de 2025

A concentração: começa às 13h

Local: Na Avenida Damasceno Vieira, 751, em frente ao Brazucas Wines.

Um abadá – 1 Kg de alimento não perecível


A justificação pelo esforço

                            




SAÚDE TOTAL


CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                  A JUSTIFICAÇÃO PELO ESFORÇO

Na conversa passada lemos a respeito das faces apresentadas pela dor e, mesmo que entendamos o porquê que muitas vezes a sentimos e o que podemos fazer para minimiza-las, ninguém gosta de tê-las.

Mas por mais contraditório que possa parecer, você sabia que quando sofremos para conseguir alcançar um alvo, um objetivo, é provável que o valorizemos mais do que se ele fosse alcançado com determinada facilidade?

Agora vamos pensar na seguinte situação: você estuda muito para passar no vestibular, ou para fazer uma prova no mestrado ou no doutorado. Vive momentos desafiadores, perde noites de sono, deixa de sair com colegas ou o par romântico e quando chega na Universidade percebe que muitos dos colegas são relapsos, não assistem as aulas com interesse, não leem os textos para discussão e outras coisas mais. Uma pessoa objetiva veria pessoas como estas como desleixadas, descompromissadas e ingratas até, mas você não age da mesma maneira. Sabe por quê?

Todos os esforços que despendeu para adentrar em um campos acadêmico, faz com que você diminua a dissonância, tentando buscar situações favoráveis dentro de toda esta decepção. O que poderia ser visto como desleixo é substituído por falta de tempo ou coisa do tipo. Interessante, não é? Parece um tipo de compensação pelo esforço desprendido, por toda o sofrimento sentido para estar juntamente com estas pessoas.

Então valorizamos mais as vitórias que são alcançadas com muito sofrimento? Isso significa que gostamos de sofrer?

Evidentemente que não, ninguém gosta ou merece sofrer, mas a questão é que alcançar uma meta com um esforço maior torna-se atraente e adentra em um processo chamado justificação do esforço.

Mas independente de sofrer ou não, buscar e correr atrás de vencer nossas metas é sempre um bom negócio. Afinal, o que é a vida sem objetivos?

Um grande abraço para você!

Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

Chopp Le Mans: Tradição, Qualidade e Inovação em Cada Gole

         Chopp Le Mans: Tradição, Qualidade e Inovação em Cada Gole Fundada em 2016 em Campinas (SP), a  Chopp Le Mans  é uma cervejaria art...