terça-feira, 7 de setembro de 2021

Artes, um fio de esperança!

          Artes, um fio de esperança!

Divulgação


Os seres humanos, desde os tempos mais remotos, se manifestam por meio das mais variadas expressões da arte. A arte é uma forma de o indivíduo expressar as suas emoções, suas ideias, suas percepções, suas culturas e, consequentemente, sua história. Nesse sentido, a arte está diretamente relacionada com a identidade de uma pessoa.

 

A arte pode se manifestar de inúmeras maneiras: música, literatura, pintura, artes plásticas, dança, poesia, entre diversas outras manifestações.

 

Diante disso, a arte possibilita que o artista se conecte consigo mesmo e com o mundo. Permite interações e comunicações das mais variadas formas. A arte permite uma visão mais ampla do mundo; permite (re)conhecer as diferenças; permite interações culturais intensas, bem como uma visão crítica sobre diversos assuntos retratados por meio da arte.

 

A arte permite a expressão do ser humano. Possibilita, nesse sentido, que o ser humano externe os seus sentimentos, suas visões, suas percepções, suas emoções. Assim, a arte é o meio pelo qual o indivíduo se manifesta e se expressa.

 

A arte surge a partir dos sentimentos e percepções do artista, com a finalidade de estimular percepções em outras pessoas. Em geral, cada arte possui um significado próprio e único, embora possa ser compreendida de maneiras diversas por pessoas diferentes.

 

Em um cenário atual de crise, incertezas, medos e inseguranças, a arte tem sido o refúgio de muitas pessoas. Mesmo sem incentivos suficientes do Governo, diversas pessoas encontraram na arte uma maneira de se expressar e se manter sã. A arte é utilizada para fazer críticas e reflexões; é utilizada para expressar ideias e opiniões.

 

Muitas pessoas transformam medo e angústia em arte. Dessa forma, a arte é capaz de proporcionar soluções para momentos de crises e incertezas; é capaz de permitir que o indivíduo manifeste todos os seus sentimentos. A arte cura, transforma, potencializa. Viver é arte!  Por Thiago de Moraes 


Sobre Thiago de Moraes  professor, escritor membro da União Brasileira dos Escritores e CBL, colunista da Carta Forense, bacharel em Direito pela USP - Largo São Francisco (2010), bacharel em Ciência da Computação e licenciado em Matemática Aplicada pela PUCSP (2003), membro pesquisador do IBCCRIM, membro honorável do associações de defesa dos direitos difusos e coletivos, presidente e fundador do Instituto Assistencial Justiça Solidária, Reitor no Instituto de Educação São Paulo .


Thiago é mestre em FIlosofia do Direito pela USP (2012) e doutor pela UNB (2015), especializado em Direitos Humanos pela FGV (2016), certificado em Retórica e Oratória pelo Instituto de Oratória Reinaldo Polito (2012) e Teatro Executivo pela FAAP (2012). Proficiente em Inglês, Espanhol, Latim e Francês.


Foi Presidente do Centro Acadêmico da Faculdade de Ciências Exatas da PUC - CACEX Abraão de Moraes por dois anos e começou a trabalhar em diversas acadêmicas, através de ensaios sobre problemas socias e econômicos. Estagiou na própria instituição, no Juizado Especial e no Escritório Modelo Dom Evaristo Arns.


Idealizador e mentor do projeto de debates sobre Gestão Pública: Reestrutarando o Município de São Paulo, Doar é Legal: A VIda é Recarregável (iniciativa à doação de órgãos)e responsável pelas exposições o Legado: de Leonardo Da Vinci (2013), Fim de Jogo: Juntos contra a Prostituição Infantil, Memórias da Rua e Infância em Risco. 


Foi condecorado com a Medalha da Constituição, a Medalha Pedro de Toledo, a Medalha Constitucionalista e o Colar da Vitória. 


Em 2009, lançou sua primeira obra O Jury (sic) - Política e o Erro Judiciário, hoje localizado no Senado, no STF e no STJ como referência máxima ao novo rito do Juri Lei nº 11689/08. É também autor de Responsabilidade Civil no Novo Código, O Penhor, artigos e colunas sobre polítca, críticas polêmicas, ensaios. Seus principais artigos abordam mediação, conciliação e métodos de pacificação de conflitos. 


Atualmente, busca compartilhar seu conhecimento através de aulas, palestras, cursos e elaboração,criação e execução de projetos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Promovendo emoções positivas

                                     SAÚDE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA                                Promoven...