Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Uso de ar condicionado e aquecedor no outono acende alerta para os perigos da qualidade do ar

 

freepik


Para quem gosta do clima mais frio, a chegada do outono é muito bem-vinda. Independentemente da preferência de cada pessoa, aos poucos, todo mundo vai trocando as roupas mais leves por casacos e cobertores para se proteger das temperaturas mais baixas. Quem tem um ar condicionado ou um aquecedor em casa, também tem a opção de esquentar o ambiente para deixar o clima ainda mais agradável.

Embora cumpram muito bem o papel, esses equipamentos devem ter a atenção sempre redobrada. Isso porque seu funcionamento constante não impede o acúmulo e a proliferação de microrganismos pelo ar, que acabam comprometendo a qualidade do ambiente, e, consequentemente, da saúde da família. Por isso, a orientação número um é fazer a higienização periódica do aparelho, de preferência antes de utilizá-lo pela primeira vez depois de um longo tempo.

“Devido ao consumo de energia, muita gente possui ar condicionado em casa, mas não usa com tanta frequência. Porém, nos dias mais quentes ou mesmo nos dias mais frios, acabam ligando depois de deixá-lo parado por alguns meses, sem se preocupar com as impurezas que ele está despejando no ambiente”, explica Eduardo Alencar, coordenador de projetos da Projelet, empresa de engenharia e arquitetura especializada em soluções inteligentes para a construção civil.

Mas ele explica que esse cuidado tem início antes mesmo da instalação. “Os melhores equipamentos, além de serem mais econômicos, também têm filtros mais eficazes, que conseguem reter melhor os microrganismos. Ainda assim, eles devem ser trocados periodicamente, pois seu desgaste vai diminuindo a eficiência com o tempo”, esclarece Eduardo.

Além disso, o profissional responsável pela instalação deve escolher a melhor localização do equipamento, a posição dos dutos por onde o ar vai transitar e também por onde ele vai entrar. “Essas escolhas são importantes porque uma instalação mal feita raramente leva em conta se a entrada de ar vem de um local onde há um acúmulo maior de poeira. Quando isso acontece, o filtro se esgota com mais rapidez e acaba permitindo a entrada de poeira no ambiente fechado”, adverte.

Para o coordenador de projetos da Projelet, esses cuidados podem ajudar a manter a casa com o ar mais saudável, mas, segundo ele, há outras medidas que podem ser tomadas. “Manter as janelas abertas com frequência para arejar o ambiente e de preferência deixá-lo mais úmido também ajudam a diminuir os riscos de problemas respiratórios. O aquecimento do ar não precisa exigir um preço para a saúde do usuário”, sustenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PREFEITO ANDRÉ RAIMUNDO ATINGE 85% DE APROVAÇÃO POPULAR E SERÁ HOMENAGEADO COM O TROFÉU LEÃO DOURADO

        PREFEITO ANDRÉ RAIMUNDO ATINGE 85% DE APROVAÇÃO POPULAR E SERÁ HOMENAGEADO COM O TROFÉU LEÃO DOURADO Desde que assumiu a Prefeitura...